Apocalipse 5


Apocalipse 5

O livro Selado com Sete Selos

Somente o Jesus é Digno de Abri-lo

5:1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

Apocalipse 5 – O livro Selado

Este “livro” ou rolo é de máxima importância, porque contém a revelação do que Deus determinou para o futuro do mundo e da humanidade.

Descreve como o mundo será julgado, bem como o triunfo final de Deus e seu povo sobre o mal.

A partir da abertura de cada selo, uma parte do conteúdo do é revelada numa visão.

Versículos :

Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro.
E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais.
Ezequiel 2:9-10Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado.
Isaías 29:11E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.
Daniel 12:4


Apocalipse 5

Ninguém Fora Achado Digno de Abrir o Livro

5: 2-4 “E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele”.

Ninguém Fora Achado Digno de Abrir o Livro.
O livro é tão importante e a revelação que consta nele é tão grandiosa e maravilhosa que não pode ser aberto por qualquer um.João chorava porque ele sabia que senão for encontrada nenhuma pessoa digna de abrir os selos, o propósito de Deus, de juízo e de bênção para o mundo, permanecerá sem cumprimento.

Mas quem é que pode abrir o livro selado?

5:5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

Um dos anciãos confortou João e disse: “Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”.Cristo é retratado como leão, indicando que Ele reinará sobre toda a terra. Ele provém da tribo de Judá e da família de Davi. Ele venceu o mundo, o pecado e a morte e por isso Ele é o único digno de abrir o livro selado e derramar o julgamento de Deus sobre o mal e abençoar os que são seus.Esses são alguns títulos de Jesus, como o Messias vitorioso e o Rei eterno. Deus prometeu a Davi através de uma promessa que um descendente seu sentaria no trono ao lado de Deus.

Versículos :

O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: 
“Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.Salmos132:11Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. 
O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
Lucas1:32Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Gênesis 49:9-10Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
Hebreus 7:14¶ Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

Isaías 11:1

¶ E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos,será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.
Isaías 11:10Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, E naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão.
Romanos 15:12¶ E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
Apocalipse 6:1


Apocalipse 5

Um Cordeiro Como Havendo Sido Morto

Jesus Cristo morto na cruz

5:6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Um Cordeiro Morto na Cruz.O cordeiro, como havendo sido morto,”. Esta expressão pode ser explicada como sendo Jesus Cristo morto na cruz o Calvário para expiar os pecados do mundo, isto significa que a dignidade, poder, autoridade e a vitória de Cristo provêm de seu sacrifício na cruz e pelo derramar de seu sangue.O Cordeiro é símbolo principal no Apocalipse para representar Jesus Cristo.As sete pontas representam o poder e a força de um soberano.As sete espíritos de Deus, representam a presença plena do Espírito Santo diante do trono de Deus.

Versículos :

E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis;e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

Daniel 7:24

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro,e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:7¶ No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: 
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
João 1:29E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
João 1:36Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
1 Pedro 1:19Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos;eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia.

Zacarias 3:9

Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses se alegrarão,vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos do Senhor, 
que percorrem por toda a terra.
Zacarias 4:10E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
Apocalipse 4:5E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos;porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, 
e língua, e povo, e nação;
Apocalipse 5:9Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder,e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

Apocalipse 5:12


Apocalipse 5

As Orações dos Santos Perante Jesus Cristo

Orações dos Santos

5:7-8 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

As orações dos santos faz referência às intercessões dos santos em favor da vinda do reino de Deus, quando, então, Deus e o Cordeiro reinarão sobre a terra e destruirá todo o mal.A oração deles é da seguinte maneira: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu”.

Versículos :

Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
2 Pedro 3:12E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão;e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas
Apocalipse 14:2Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Mateus 6:10E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem,e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.
Apocalipse 15:2E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso,para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
Apocalipse 8:3Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.
Salmos 141:2


Apocalipse 5

Louvor Honra e Adoração a Jesus Cristo

Um Novo Cântico

5:9-14 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.
E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

Louvor, Adoração e Honra a Jesus Cristo
Entre os versículos 9 ao 14 os quatros animais e os vinte e quatros anciões cantavam um novo cântico de louvor, adoração e honra a Jesus Cristo, porque somente Ele é digno de receber, glória, e honra, e poder, porque tudo o que Ele criaste, e por tua vontade são e foram criadas.

Veja como Deus o Todo-Poderoso e o Cristo Jesus, estão sendo adorados no céu:

“Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto,e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo,e nação;
E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra”.“Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar,e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro,sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre”.
Essa adoração é um exemplo de como os verdadeiros adoradores, aqueles que adoram em espírito e verdade a Deus devem fazer.A Deus e ao Cordeiro seja toda glória para sempre.


Continue Estudando:

Anterior | Próximo


Estudo Bíblico Sobre o Apocalipse

Um Breve Resumo Sobre Cada Capítulo Escolha um Capítulo

Apocalipse 1

Este é um livro extremamente importante pois revela a avaliação que Jesus Cristo faz da igreja após a sua ressurreição e ascensão ao céu, isso ocorreu entre 60
Iniciar Apocalipse 1

Apocalipse 2

Jesus Cristo ao escrever a mensagem para cada uma das igrejas, tem como um dos objetivos instruir as igrejas a se prevenirem dos falsos profetas, mestres e
Iniciar Apocalipse 2

Apocalipse 3

A igreja de Sardes aparentava que vivia muito na presença de Deus, mas no fundo estava muito distante, morta espiritualmente e poucos ainda
Iniciar Apocalipse 3

Apocalipse 4

No estudo dos próximos capítulos (4.1 – 11.19), será possível entender a respeito das visões de coisas do céu e da terra em relação ao Cordeiro de Deus e ao
Iniciar Apocalipse 4

Apocalipse 5

Este “livro” ou rolo é de máxima importância, porque contém a revelação do que Deus determinou para o futuro do mundo e da humanidade. Descreve como
Iniciar Apocalipse 5

Apocalipse 6

A abertura ou o romper dos selos que desvendam os mistérios do julgamento de Deus contra o mundo, são julgamentos divinos na sua origem porque foram
Iniciar Apocalipse 6

Apocalipse 7

Revelações Apocalipse, O selo do Deus vivo é uma marca que será colocada na testa das pessoas que pertencem a Deus. Os 144.000 são descritos como
Iniciar Apocalipse 7

Apocalipse 8

No estudo bíblico do capítulo 8 do livro de apocalipse ocorre a abertura do sétimo selo e os sete anjos com as sete trombetas. O período anterior ao sétimo selo
Iniciar Apocalipse 8

Apocalipse 9

Em apocalipse capítulo 9 é continuação da abertura do sétimo selo onde agora é tocada a quinta trombeta e uma estrela que do céu cai na terra e recebe a chave
Iniciar Apocalipse 9

Apocalipse 10

A bíblia no capítulo 10 do livro de apocalipse mostra as revelações de Jesus Cristo a cerca do livrinho que João pega e come, e o outro anjo forte, os sete trovões
Iniciar Apocalipse 10

Apocalipse 11

Revelações Apocalipse, Foi dada por um Anjo a João uma cana semelhante a uma vara, para ele medir o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
Iniciar Apocalipse 11

Apocalipse 12

Revelações Apocalipse, Neste capítulo ocorre grandes conflitos entre Deus e Satanás, esses conflitos será em relação a obra de Cristo e a sua redenção,
Iniciar Apocalipse 12

Apocalipse 13

Revelações Apocalipse, O capítulo 13 descreve o conflito entre a besta que subiu do mar e da terra contra Deus e o seu povo no período a tribulação.
Iniciar Apocalipse 13

Apocalipse 14

Revelações Apocalipse, Neste Capítulo, O Cordeiro de Deus e os Seus Remidos No Monte de Sião, Ouvi Uma Voz do Céu, Cento e Quarenta e Quatro Mil
Iniciar Apocalipse 14

Apocalipse 15

Revelações Apocalipse, Os Sete Anjos Com as Taças das Últimas Pragas Grande e Admirável Sinal no Céu Sete Últimas Pragas da Ira de Deus
Iniciar Apocalipse 15

Apocalipse 16

Revelações Apocalipse. Começa agora a ser revelado as sete últimas pragas, e aos sete anjos é ordenado que inicie o derramar das sete taças da ira de Deus.
Iniciar Apocalipse 16

Apocalipse 17

Revelações Apocalipse. Aqui veremos, a Queda de Babilônia, Visão da Grande Prostituta Sentada Sobre Muitas Águas e a Condenação da Grande Prostituta
Iniciar Apocalipse 17

Apocalipse 18

Revelações Apocalipse. No capítulo 18 a grande Babilônia é vista de maneira comercial e política, reunida de aspectos ímpios, sob o domínio do anticristo
Iniciar Apocalipse 18

Apocalipse 19

No Capítulo 19 Vamos estudar: A Queda de Babilônia, As Bodas do Cordeiro de Deus, Alegria eTriunfo Nos Céus, Aleluia! Salvação, e Glória, e Honra, e o Poder
Iniciar Apocalipse 19

Apocalipse 20

Revelações Apocalipse. Diabo Satanás é Amarrado Por Mil Anos. Os Fiéis Reinam com Cristo. Um Anjo que Tinha a Chave do Abismo e o Reino Milenar
Iniciar Apocalipse 20

Apocalipse 21

Revelações Apocalipse. Um Novo Céu e Uma Nova Terra, A Nova Jerusalém O Tabernáculo de Deus, E Deus Limpará de Seus Olhos Toda a Lágrima.
Iniciar Apocalipse 21

Apocalipse 22

Estudo sobre o Rio da Água da Vida. Árvore da Vida, Em Breve Venho, Galardão, Não Seles as Palavras da Profecia, Estrela da Manhã e Ora Vem, Senhor Jesus
Iniciar Apocalipse 22

Quiz Bíblico Perguntas Bíblicas – Conhecendo a Bíblia | APP Play Store

Revelações Apocalipse

4 comentários em “Apocalipse 5”

  1. Pingback: Apocalipse 6 - Revelações Apocalipse

  2. Pingback: Apocalipse 4 - Revelações Apocalipse

  3. Pingback: Apocalipse 7 - Revelações Apocalipse

  4. Pingback: Apocalipse 9 - Revelações Apocalipse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.